Sintomas da intolerância à lactose

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é uma deficiência na produção da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar presente no leite e derivados.

Diarreia

Um dos sintomas mais comuns em caso de intolerância à lactose é a diarreia. Isso acontece porque quando a lactose não é digerida, ela permanece no intestino, onde passa a ser fermentada pelas bactérias do trato gastrointestinal em ácido lático.

01

Linha ondulada

Dores Abdominais

As dores abdominais estão muito associadas à diarreia e precedem esse sintoma. No processo de fermentação da lactose, ocorre a produção de gases, os quais provocam uma movimentação excessiva no intestino e geram as dolorosas cólicas.

02

Linha ondulada

Náuseas

Esses sintomas ocorrem em pacientes que o açúcar do leite é tão rejeitado que o sistema digestivo já começa a se manifestar nas primeiras etapas da digestão. Para eles — na maioria das vezes crianças ou adolescentes.

03

Linha ondulada

Inchaço abdominal

Os inchaços abdominais são comuns, pois o intestino de uma pessoa com intolerância à lactose costuma possuir uma maior quantidade de gases produzidos pela fermentação desse açúcar.

04

Linha ondulada

Prisão de ventre

Apesar de ser um sintoma oposto à diarreia, a prisão de ventre também acomete pacientes intolerantes à lactose. Nesses casos, os movimentos intestinais são prejudicados pela lactose não digerida, o que dificulta a evacuação.

05

Linha ondulada

Assaduras

A intolerância à lactose está relacionada à falta de uma enzima, a lactase, que digere a lactose. Como não é absorvido, esse açúcar é processado pelas bactérias que existem no intestino e isso pode causar assaduras na região perineal.

06

Linha ondulada

Flatulências

A fermentação gera muitos gases, principalmente de hidrogênio”. O excesso de gases, no entanto, não é o principal sintoma da intolerância à lactose.

07

Linha ondulada