Monkeypox - Varíola dos Macacos

Entenda: o que é, sintomas, transmissão, tratamento e principais dúvidas!

O que é a varíola dos macacos

Monkeypox ou varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos através do contato com animais ou humanos infectados ou também por meio do contato com material corporal humano infectado com o vírus.

Sintomas da varíola dos macacos

Os primeiros e principais sintomas são:  bolhas e feridas na pele, que coçam e doem, febre acima de 38,5°C, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, cansaço excessivo, dor nas costas, inchaço e dor nos gânglios, fraqueza e mal-estar.

Transmissão do monkeypox

A transmissão do vírus da varíola dos macacos ocorre, segundo da Organização Mundial da Saúde, por meio de: * Contato próximo com as lesões provocadas pela doença; * Por secreções respiratórias; * Objetos usados por uma pessoa infectada; * Inoculação; * Através da placenta (varíola dos macacos congênita).

Diagnóstico da varíola dos macacos

O diagnóstico da varíola dos macacos pode ser feita por um médico infectologista ou pelo clínico geral, através da avaliação clínica dos sintomas apresentados e histórico de saúde do paciente. A confirmação da presença do vírus no corpo humano, só é definida após o teste de PCR, para identificar de forma laboratorial a presença do vírus na corrente sanguínea.

Tratamento para varíola dos macacos

Atualmente não existe um tratamento específico para varíola dos macacos, além disso, na maioria dos casos a doença costuma desaparecer sozinha, sem a necessidade de tratamento, com seus sintomas durando entre 2 a 4 semanas. O acompanhamento clínico deve ser realizado com objetivo de aliviar os sintomas, evitando complicações e garantindo que não ocorra sequelas no longo prazo.

Como prevenir a varíola?

As recomendações para prevenir a varíola dos macacos são: * Evitar o contato próximo com pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos; * Evitar tocar nas bolhas ou entrar em contato com a roupa e objetos de uso pessoal de pessoas que possuem sinais e sintomas de varíola dos macacos; * Desinfetar e lavar bem as mãos com água e sabão; * Usar máscaras de proteção.

Quer saber mais sobre o Monkeypox - Varíola dos Macacos?

Clique no botão abaixo para ver nosso material completo sobre a varíola dos macacos.