Luiz Querino de Araujo Caldas: Alergista e Médico do Trabalho

Luiz Querino de Araujo Caldas

CRM 473231 RJ

Alergista Médico do Trabalho

É você?
É você?

Locais de atendimento

Centro

LOCALIZAÇÃO

Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro 551s712 - Centro, Niterói - RJ

Ver no mapa

Este especialista não possui agendamento online.

ESPECIALIDADES ATENDIDAS

Alergista, Médico do Trabalho

CONVÊNIOS ATENDIDOS

Allianz Saúde, Bradesco Saúde, Dix-amico, Marítima, Sul América Saúde

CONTATO

Madureira

LOCALIZAÇÃO

Estrada do Portela, 99sl108 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Ver no mapa

Este especialista não possui agendamento online.

ESPECIALIDADES ATENDIDAS

Alergista, Médico do Trabalho

CONVÊNIOS ATENDIDOS

Allianz Saúde, Bradesco Saúde, Dix-amico, Marítima, Sul América Saúde

CONTATO

Faça consulta em casa

Temos especialistas com Telemedicina disponível!

Agende uma consulta online por vídeochamada e receba ajuda sem sair de casa

Convênios atendidos

Allianz Saúde

,

Bradesco Saúde

,

Dix-amico

,

Marítima

,

Sul América Saúde

Experiência profissional

Professor Titular de Toxicologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Farmacologia e Toxicologia pela Universidade de Bradford, Pós-Doutor e Professor Visitante da Universidade de Harvard, Mestre em Farmacologia e Terapêutica Experimental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Médico especialista em Alergia e Imunologia pelo Conselho Federal de Medicina e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro modalidade Médica. Membro da European Society of Toxicology e da Society for Risk Analysis, Consultor Permanente da ANVISA e Ex-Gerente de Projetos da GTZ (Gessellschaft Technische Zuzammenarbeit) para America Latina e Caribe. Consultor em Toxicologia e Alergia do Ministério da Saúde e ANVISA (Alimentos, Saneantes, Medicamentos) e foi Consultor Permanente da ECO-OPAS/OMS sediado em Mepetec (México) e da FAO/OMS (Roma) para Alergenicidade e Toxicidade de Organismos Geneticamente Modificados. Atuou como Professor Convidado das Universidades Federal de São Paulo, Federal do Pará, Federal de Goiás, Professor Orientador e Colaborador do Programa de Pesquisa e Manejo de Riscos no Colégio de Altos Estudos do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Responsável pela criação, implantação e/ou implementação: 1) Disciplinas de Toxicologia e Toxicologia Clínica (optativa) para o Curso de Graduação em Medicina e Biomedicina da UFF (Currículo Novo). 2) Especialização em Toxicologia Ambiental e de Toxicologia Ocupacional da Faculdade de Farmácia da UFF; 3) Mestrado em Toxicologia (Ocupacional e Ambiental); 4) Doutorado ( Linha de Pesquisa: toxicologia e Saúde) da ENSP/FIOCRUZ; 5) Laboratório de Toxicologia Analítica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (PESAGRO); 6) Centro de Controle de Intoxicações da UFF; 7) Centro de Bioequivalência para Medicamentos Genéricos da UFF; 8) Centro de Pesquisa Clínica da UFF, 9) Unidade de Farmacologia e Toxicologia Clínica da Unidade de Pesquisa Clínica da UFF; 10) Linha de Pesquisa (Fisiopatologia da Intoxicações) no Mestrado e Doutorado em Ciëncias Médicas da UFF. Possui experiência na área de Medicina (clínica e experimental), com ênfase em Farmacologia e Toxicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios clínicos, toxicidade aguda e crônica, análises toxicológicas, plantas medicinais e eventos adversos. Como clínico, atua especialista em Toxicologia Médica, Alergia Química, Ambiental e Ocupacional. (Texto informado pelo autor)

Especializações
  • Doutorado em Farmacologia Toxicologia. Universidade de Bradford. (1983 - 1986)
  • Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. (1976 - 1979)
  • Especialização em Iniciação à Pesquisa Biológica. (Carga Horária: 360h). Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. (1972 - 1972)
Idiomas

Português - Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Inglês - Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol - Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês - Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano - Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Publicações
  • Caldas LQ, Hicks R. OUTLINE FEATURES FOR CHEMICAL INDUCTION OF DELAYED HYPERSENSITIVITY.
  • Caldas LQ, Hicks R, Dare PR, Hewitt PJ. CARDIOTOXIC AND BRONCHOCONSTRICTOR EFFECTS OF INDUSTRIAL METAL FUMES CONTAINING BARIUM.
  • Caldas LQ, Hicks R. INTRAPULMONARY PRETREATMENT BY METAL-FUME COMPONENTS CAUSING INHIBITION OF DELAYED HYPERSENSITIVITY.

(*) Todo o conteúdo desta página foi coletado automaticamente de fontes públicas.