Quanto tempo ou anos devemos ficar em terapia e quando saber se é o momento de parar? Psicólogo da alta?

Segunda-feira, 21 de Novembro às 01:16

Respostas (10)

Domingo, 27 de Novembro às 12:36

Olá, como está? Sim, psicólogo da alta. A duração da terapia depende de vários fatores: do diagnóstico do paciente, da adesão ao processo terapêutico, pois é uma via de mão dupla, então depende de 50% do paciente e 50% do terapeuta, por isso, não é possível delimitar o tempo ou número de sessões para a alta. Espero ter te ajudado, abraço 珞

0 0

Sábado, 26 de Novembro às 11:56

Olá, tudo bem? Essa pergunta é muito interessante, cada abordagem da psicologia tem uma forma de trabalhar, então sugiro que você leve esse tema para a sua terapia, assim poderá alinhar com o seu psicólogo (a) a melhor alternativa para o seu caso!

0 0

Sexta-feira, 25 de Novembro às 15:36

A Psicoterapia tem início meio e fim, você vai sentir o momento da alta juntamente com Psicólogo E o momento o de terapia e individual

0 0

Quinta-feira, 24 de Novembro às 21:57

Boa tarde, o tempo de permanência em tratamento psicoterapêutico ira depender da demanda, motivo/queixa, pelo qual foi procurado o tratamento. O profissional junto com o paciente iram entrar em consenso e entender quando o processo deve ser encerrado.

0 0

Quarta-feira, 23 de Novembro às 21:13

Olá, o tempo de terapia e sua finalização dependem um pouco da abordagem adotada pelo profissional, mas de modo geral, o encerramento do processo terapêutico acontece quando psicologo e cliente entendem que é possível lidar com as questões e dificuldades cotidianas sem o apoio do profissional, que a queixa inicial foi atendida (ou "resolvida"), ao mesmo tempo, ter as questões "resolvidas" não impede que se prossiga em terapia na forma de acompanhamento (e não apenas tratamento de algo), por isso, o fim da psicoterapia é algo que precisa ser conversado e entendi se é interessante acontecer ou se é interessante permanecer no processo com alguns ajustes e mudanças na forma como ele se constroi. :)

0 0

Terça-feira, 22 de Novembro às 17:21

Não existe um período determinado, o paciente fica o tempo que quiser e existe a possibilidade do Psicólogo dar alta também.

0 0

Terça-feira, 22 de Novembro às 13:40

Não existe tempo ideal para terapia. Temos que respeitar a singularidade. Cada um tem seu tempo. A alta pode ser conversada entre psicoterapeuta e paciente.

0 0

Segunda-feira, 21 de Novembro às 23:24

Ótima pergunta! É importante avaliar com frequência como você esta em relação aos pontos que o levaram a terapia e como você tem evoluído em relação a eles, é importante saber que a Psicologia não imuniza a pessoa de frustrações, tristezas, ansiedade, etc; porém ela capacita a pessoa para lidar melhor em relação a estas questões e principalmente para se perceber melhor... O código de ética de nossao profissão trabalha com um princípio fundamental que é o de autonomia, logo quando você se sente capacitado para entender o que o acontece e a partir daí se permite ações diferentes, é um momento para a alta, no caso o psicólogo deve dar alta e também deve ajudar o cliente a perceber quando é o momento para isso.

1 0

Segunda-feira, 21 de Novembro às 10:58

Olá, Bom dia, O tempo vai depender do quadro clínico do paciente, do próprio paciente e o que ele está buscando na terapia. Não existe um prazo para tratamento de depressões/ ansiedades por exemplo. O que pode acontecer, é que a pessoa busca terapia para uma questão pontual, e quando isso acaba se "resolvendo", ela não vê mais sentido em continuar, ou outra coisa que pode acontecer, é a pessoa identificar que essa questão pontual, está associada a várias outros pontos e ir, aos poucos trabalhando uma a uma. As vezes alguns pacientes, sentem-se fortalecidos para seguir sua caminhada sozinho e param a terapia e voltam para questões pontuais que forem aparecendo, ou o paciente decide também que aquele é um espaço importante em que ele pode ser ele mesmo, e vai se auto conhecendo durante um tempo. Então não há um tempo padrão exato para tratamentos e acompanhamentos psicológicos, no entanto isso é algo conversado sempre entre paciente e psicólogo. Sim, psicólogo pode dar alta, caso a gente entenda que o paciente pode e quer seguir sozinho, a alta pode ser trabalhada, inclusive é pode ser muito importante a depender da demanda do paciente.

0 0

Segunda-feira, 21 de Novembro às 10:48

Olá, não existe tempo determinado. Psicólogo dá alta sim. Isso acontece quando terapeuta e paciente entendem que o paciente está pronto para seguir a vida sem o auxílio do terapeuta.

0 0

Não encontrou a resposta que procurava?
Faça outra pergunta!

Itens por página:

1 - 10 de 10